sexta-feira, 23 de abril de 2010

Medalha destaca exemplos em Direitos Humanos



Dez personalidades receberam na última quarta-feira, em Brasília, a Medalha Joaquim Nabuco dos Direitos Humanos, recém-criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Entre os homenageados está o jurista Hélio Bicudo, presidente da FidDH.


Durante a solenidade, o presidente do CNJ, ministro Gilmar Mendes, enfatizou as características da homenagem: "esse prêmio surge com o diferencial de realçar o trabalho realizado cotidianamente em defesa dos direitos humanos e com o rigor com que o Conselho deve se pautar na escolha dos homenageados, nas mais diversas atividades e localidades".
A medalha será concedida anualmente àqueles que se destacarem por serviços prestados em favor da causa. Seu lançamento ocorre em 2010 para coincidir com o centenário da morte de Joaquim Nabuco, jurista que teve importante papel na luta pelos direitos humanos, especialmente na abolição da escravatura.


Além de Hélio Bicudo, receberam a homenagem o juiz da Corte Internacional de Haia, Antônio Augusto Cançado Trindade; o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou a realidade do sistema carcerário no Brasil, Domingos Francisco Dutra Filho; a coordenadora do trabalho de ressocialização na Penitenciária do Estado do Amapá, Maria Acirene Araújo da Costa; a Coordenadora do Núcleo de Advocacia Voluntária no Maranhão, Marilene Aranha Silveira; a freira líder do Instituto de Psiquiatria Forense de João Pessoa, Viktoria Vogl; a biofarmaceutica e líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres, Maria da Penha; o Secretário Geral da FIFA, Jerome Valcke; o sertanista e indigenista, Orlando Villas-Bôas (in memorian), a médica e criadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns (in memorian).

Um comentário:

  1. Caro blogueiro,

    A vacina contra Influenza H1N1, vírus que já matou 1.632 brasileiros, está disponível nos postos de saúde pública de todo o Brasil para pessoas com maior risco de desenvolver a forma grave da doença. A vacina foi testada, é segura e já foi utilizada por mais de 300 países do Hemisfério Norte. Sábado, 24, começa mais uma etapa da campanha, voltada agora para a vacinação de idosos com doenças crônicas. No entanto, a população das outras etapas - jovens de 20 a 29 anos, grávidas, crianças maiores de 6 meses a menores de 2 anos e doentes crônicos com menos de 60 anos - ainda podem procurar os postos para se vacinar.


    Por isso, é muito importante contar com a sua colaboração! Você pode ajudar por meio de materiais que disponibilizamos especialmente para blogs.

    Para mais informações sobre como se tornar um parceiro, escreva para fernanda.scavacini@saude.gov.br

    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir

Agradecemos a sua participação. Siga e CURTA a FidDH nas redes sociais:
Twitter: @FidDH
Facebook : http://www.facebook.com/fiddh