quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Livro retrata a vida sob o fogo cruzado das favelas cariocas

A violência nas favelas do Rio de Janeiro foi retratada pela cientista política Maria Helena Moreira Alves*, e pelo especialista em História do Brasil Philip Evanson**, no livro "Living in the Crossfire: Favela Residents, drug dealers and police violence in Rio de Janeiro", que será lançado em março de 2011 pela Temple University Press, uma das mais conceituadas editoras universitárias dos Estados Unidos.

O livro traz um estudo sobre o dia a dia das famílias e mostra, por meio de desenhos feitos pelas crianças residentes nos morros, a repercussão da guerra do tráfico no imaginário infantil.

A seguir, publicamos uma resenha do livro redigida pela autora, e alguns desses desenhos.

"Living in the crossfire", a Violência Policial no Rio de Janeiro

Por Maria Helena Moreira Alves
“Living in the Crossfire" é um estudo sobre a violência que faz parte da vida diária dos moradores de favelas do Rio de Janeiro. O livro é baseado em entrevistas e histórias de vida de moradores das favelas, incluindo emocionantes depoimentos de mães que perderam seus filhos por violência policial e fazem sérias acusações de assassinatos e desaparecimentos de pessoas nas suas comunidades.

As vozes dos que vivem permanentemente “na linha de fogo”, estão nas discussões em escolas municipais e em entrevistas com professores e crianças que manifestam seus sentimentos por meio de desenhos.

A complexidade do tema de “segurança pública” é examinada por líderes comunitários e especialistas em problemas relacionados com as polícias, com as armas, e com a endêmica corrupção do Estado e das próprias Forças de Segurança.

Os autores também se preocuparam em ouvir os responsáveis pelas políticas de segurança pública. Entrevistaram policiais e autoridades, entre os quais o Presidente Fernando Henrique Cardoso, o Presidente Luis Inácio Lula da Silva, o ministro da Justiça Tarso Genro, o secretário de Direitos Humanos Paulo Vannucchi, o secretário nacional de Segurança Pública Ricardo Balestreri, o Governador Sérgio Cabral e seu secretário de Segurança, Mariano Beltrame.

Finalmente, "Living in the Crossfire", analisa a realidade das comunidades do Rio de Janeiro para que o leitor possa compreender a importância da solidariedade, do carinho, do trabalho comunitário e da força do amor entre os moradores, que os permite viver nesse fogo cruzado e principalmente sobreviver às ameaças e a violência dos agentes do Estado que, pelos relatos, são responsáveis, em grande parte, pelo terror, tortura, morte e desaparecimento de milhares de pessoas.

Essa suposta “guerra contra o tráfico” na verdade atinge a todos os moradores das 900 favelas do Rio de Janeiro. As narrativas demonstram, de maneira chocante, que os residentes não são tratados como pessoas com Direitos Humanos, tendo perdido seus direitos de cidadania e suas garantias Constitucionais.

*Maria Helena Moreira Alves foi professora de Economia Política da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e de várias universidades dos Estados Unidos, entre as quais University of Wisconsin-Madison, Amherst College e University of New Mexico. É também autora de mais de 40 artigos publicados nos Estados Unidos e Europa. Seu livro State and Opposition in Military Brazil (Texas University Press, 1984), publicado pela Editora Vozes com o título de Estado e Oposiçao no Brasil Militar, com prefácio do Dr.Helio Bicudo, foi baseado em sua tese de PHD em ciências políticas pelo M.I.T. (Massachussetts Institute of Technology).

** Philip Evanson é professor emeritus da Temple University e foi Diretor do Departamento de Estudos Latinoamericanos. Especializou-se em História do Brasil e publicou vários livros, entre os quais Memórias de "Uma Mulher Impossível " (Editora Record) em co-autoria com Rose Marie Muraro, sobre a vida de uma das fundadoras do movimento feminista no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação. Siga e CURTA a FidDH nas redes sociais:
Twitter: @FidDH
Facebook : http://www.facebook.com/fiddh